Reunião 11/12/07
Horário: 10:00h às 11:30h
13:30h às 14:30h
Discutimos e preparamos a Assembléia de 14/11. Pedro nos trouxe um resumo com os principais pontos do novo Plano Pedagógico. Apontamos os principais problemas apresentados pelo plano e que deveriam ser esclarecidos na Assembléia. Também marcamos a próxima reunião para quarta feira, 19/11, às 14:00h no D.A (quaisquer alterações serão notificadas), em que discutiremos as atividades a serem realizadas nas férias.
Resumo do Pedro:
- A reestruturação foi feita para atender às exigências do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a formação de professores do ensino fundamental e médio
- Mudanças baseadas nas resoluções do CNE 2002 e do CEPE 2001. Para o CNE:
o A licenciatura deve ter no mínimo 2.800 horas, sendo que:
§ 400 horas de prática curricular (não esclarecido no projeto, mas entende-se que sejam as horas referentes às disciplinas da FAE);
§ 400 horas de estágio supervisionado;
§ 1.800 horas de conteúdo curricular;
§ 200 horas de ACC (Atividades Acadêmicas Científico-Culturais).
- Especificidades da Licenciatura:
o Licenciatura simples: 840 horas de prática (420 horas do componente curricular e 420 horas de estágio supervisionado)
o Licenciatura dupla: 840 horas de prática (420 horas do componente curricular e 420 horas de estágio supervisionado, divididas entre as duas áreas da formação)
o Dentre as 420 horas de componente curricular, 180 horas são direcionadas a disciplinas obrigatórias da licenciatura:
§ Fundamentos metodológicos do ensino de espanhol / português / inglês / etc (FAE)
§ Didática da licenciatura (FAE)
§ Psicologia da educação (FAE)
§
o 180 horas de disciplinas do G3:
§ Lingüística aplicada ao ensino
§ Ensino de literatura
§ Sociologia educacional (FAE)
§ Política educacional (FAE)
§ Atividades de orientação didática (detalhamento na página 22 do Plano)
o E mais 60 horas de LIBRAS, totalizando as 420 horas.
- Especificidades do Bacharelado:
o Composto de 5 disciplinas (300 horas de disciplinas específicas da ênfase da habilitação) + monografia
o Ao optar pelo bacharelado no 5º período, o aluno deverá escolher um professor para ser seu orientador de bacharelado, o qual deverá ajudá-lo a escolher as disciplinas do G3
- Grupos:
o G1: língua e lingüística
o G2: literatura
o G3: disciplinas específicas da modalidade / habilitação
o G4
o G5: Optativas (Formação não-específica, Formação Complementar, Formação Suplementar, Formação Livre)
o G6: língua e lingüística da 2ª segunda habilitação (licenciatura dupla)
o G7: literatura da 2ª habilitação (licenciatura dupla)
- O currículo passa vigorar para alunos admitidos a partir de 2006/01 (p.29). Os alunos do bacharelado poderão escolher entre a grade antiga e a nova.
Principais questões:
- O Plano não esclarece quais os problemas da flexibilização de 2002 que levaram à alteração do currículo
- Como o aluno poderá orientar seu percurso acadêmico a partir do 3º período sem ter feito ainda nenhuma disciplina optativa?
- A equivalência não foi esclarecida. Há alguma chance de o aluno perder disciplinas realizadas antes da mudança? Há alguma chance a equivalência funcionar entre disciplinas não-equivalentes com relação ao conteúdo, causando uma defasagem na formação?
- Qual a alternativa que a Faculdade de Letras oferecerá para que os alunos do Noturno que não têm disponibilidade de freqüentar a Universidade durante o dia de completar as 210 horas de ACC?
- É possível mudar de MODALIDADE / HABILITAÇÃO após o 5º período?
- Há algo que possamos fazer para evitar a implementação do no plano para os alunos que ingressaram em 2006 e 2007?
- Haverá sobrecarga de trabalho para os professores, já que eles terão, além de suas atividades habituais, de orientar os alunos do bacharelado durante a graduação? Haverá alguma conseqüência dessa sobrecarga nas produções acadêmicas vinculadas à pesquisa? (Lembremos que a qualidade da Pós-Graduação depende, dentre outras coisas, das pesquisas)
- Qual o impacto de uma formação tão especifica no mercado de trabalho?
- O orientador do bacharelado deverá ser o orientador da monografia?
Organização da Assembléia:
Horários: 11:00h às 12:00h
18:00h às 19:00h
Local: Auditório 1007 (para o horário da noite o local ainda não foi confirmado)
Mesas: Marcelo, Pedro e Soraia (manhã) e Aline, André e Thaciana (noite)
Convidados / Representantes do Colegiado: a decidir
Estrutura:
- Apresentação da Assembléia
- Motivos da nova implementação
- Resumo do Plano, com as especificidades de cada modalidade
- Esclarecimento de pontos de dúvida: implementação retroativa, equivalência, orientação no bacharelado, entre outros
- Informação a respeito do atendimento pós-assembléia no D.A
- Debate / Recolhimento de dúvidas
***
Abraço a todos!
Horário: 10:00h às 11:30h
13:30h às 14:30h
Discutimos e preparamos a Assembléia de 14/11. Pedro nos trouxe um resumo com os principais pontos do novo Plano Pedagógico. Apontamos os principais problemas apresentados pelo plano e que deveriam ser esclarecidos na Assembléia. Também marcamos a próxima reunião para quarta feira, 19/11, às 14:00h no D.A (quaisquer alterações serão notificadas), em que discutiremos as atividades a serem realizadas nas férias.
Resumo do Pedro:
- A reestruturação foi feita para atender às exigências do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a formação de professores do ensino fundamental e médio
- Mudanças baseadas nas resoluções do CNE 2002 e do CEPE 2001. Para o CNE:
o A licenciatura deve ter no mínimo 2.800 horas, sendo que:
§ 400 horas de prática curricular (não esclarecido no projeto, mas entende-se que sejam as horas referentes às disciplinas da FAE);
§ 400 horas de estágio supervisionado;
§ 1.800 horas de conteúdo curricular;
§ 200 horas de ACC (Atividades Acadêmicas Científico-Culturais).
- Especificidades da Licenciatura:
o Licenciatura simples: 840 horas de prática (420 horas do componente curricular e 420 horas de estágio supervisionado)
o Licenciatura dupla: 840 horas de prática (420 horas do componente curricular e 420 horas de estágio supervisionado, divididas entre as duas áreas da formação)
o Dentre as 420 horas de componente curricular, 180 horas são direcionadas a disciplinas obrigatórias da licenciatura:
§ Fundamentos metodológicos do ensino de espanhol / português / inglês / etc (FAE)
§ Didática da licenciatura (FAE)
§ Psicologia da educação (FAE)
§
o 180 horas de disciplinas do G3:
§ Lingüística aplicada ao ensino
§ Ensino de literatura
§ Sociologia educacional (FAE)
§ Política educacional (FAE)
§ Atividades de orientação didática (detalhamento na página 22 do Plano)
o E mais 60 horas de LIBRAS, totalizando as 420 horas.
- Especificidades do Bacharelado:
o Composto de 5 disciplinas (300 horas de disciplinas específicas da ênfase da habilitação) + monografia
o Ao optar pelo bacharelado no 5º período, o aluno deverá escolher um professor para ser seu orientador de bacharelado, o qual deverá ajudá-lo a escolher as disciplinas do G3
- Grupos:
o G1: língua e lingüística
o G2: literatura
o G3: disciplinas específicas da modalidade / habilitação
o G4
o G5: Optativas (Formação não-específica, Formação Complementar, Formação Suplementar, Formação Livre)
o G6: língua e lingüística da 2ª segunda habilitação (licenciatura dupla)
o G7: literatura da 2ª habilitação (licenciatura dupla)
- O currículo passa vigorar para alunos admitidos a partir de 2006/01 (p.29). Os alunos do bacharelado poderão escolher entre a grade antiga e a nova.
Principais questões:
- O Plano não esclarece quais os problemas da flexibilização de 2002 que levaram à alteração do currículo
- Como o aluno poderá orientar seu percurso acadêmico a partir do 3º período sem ter feito ainda nenhuma disciplina optativa?
- A equivalência não foi esclarecida. Há alguma chance de o aluno perder disciplinas realizadas antes da mudança? Há alguma chance a equivalência funcionar entre disciplinas não-equivalentes com relação ao conteúdo, causando uma defasagem na formação?
- Qual a alternativa que a Faculdade de Letras oferecerá para que os alunos do Noturno que não têm disponibilidade de freqüentar a Universidade durante o dia de completar as 210 horas de ACC?
- É possível mudar de MODALIDADE / HABILITAÇÃO após o 5º período?
- Há algo que possamos fazer para evitar a implementação do no plano para os alunos que ingressaram em 2006 e 2007?
- Haverá sobrecarga de trabalho para os professores, já que eles terão, além de suas atividades habituais, de orientar os alunos do bacharelado durante a graduação? Haverá alguma conseqüência dessa sobrecarga nas produções acadêmicas vinculadas à pesquisa? (Lembremos que a qualidade da Pós-Graduação depende, dentre outras coisas, das pesquisas)
- Qual o impacto de uma formação tão especifica no mercado de trabalho?
- O orientador do bacharelado deverá ser o orientador da monografia?
Organização da Assembléia:
Horários: 11:00h às 12:00h
18:00h às 19:00h
Local: Auditório 1007 (para o horário da noite o local ainda não foi confirmado)
Mesas: Marcelo, Pedro e Soraia (manhã) e Aline, André e Thaciana (noite)
Convidados / Representantes do Colegiado: a decidir
Estrutura:
- Apresentação da Assembléia
- Motivos da nova implementação
- Resumo do Plano, com as especificidades de cada modalidade
- Esclarecimento de pontos de dúvida: implementação retroativa, equivalência, orientação no bacharelado, entre outros
- Informação a respeito do atendimento pós-assembléia no D.A
- Debate / Recolhimento de dúvidas
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Abraço a todos!
2 comentários:
tenho uma dúvida e gostaria q vcs tentassem esclarecer com o colegiado: entrei em 2004/1 e faço bacharelado em português, no currículo antigo. gostaria de saber como as novas matérias serão incluídas nos grupos do currículo antigo. por exemplo: em que grupo (g1, g2, g3 etc.) a disciplina de introdução à lingüística comparada entraria?
Anônimo,
de acordo com o novo currículo, a disciplina introdução à lingüística comparada é componente do núcleo comum, ou seja, obrigatório a todos, e por isso não se encaixa em grupo nenhum. quanto ao currículo antigo, a disciplina provavelmente entraria para o g9 (que corresponde ao atual g5), e suponho que esse seria o seu caso. no entanto, o colegiado está com problemas ao fazer essa tranposição e as chamadas "equivalências". a disciplina está ligada à área de lingüística (atual g1, a grosso modo), mas não de uma habilitação específica, por estar no núcleo comum. como no seu caso a matéria não consta no NC, pode ser que ela se incorpore no g1. eu gostaria de dizer que as matrículas serão feitas manualmente e que o colegiado pretende analisar as equivalências com mais cuidado, para resolver casos como o seu. uma assembléia foi marcada para as 11 horas da próxima sexta, no auditório 1007, e a questão da equivalência está em pauta. compareça e exponha suas dúvidas - membros do colegiado estarão presentes. qualquer dúvida, entre em contato.
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